quinta-feira, 3 de maio de 2012

A humanidade e o desenvolvimento tecnológico




2012, a internet ainda estava nos seus primórdios.
A humanidade estava começando e entender o poder que este grande meio que temos hoje e que abarcou todos os outros meios de comunicação.
Ela controla boa parte dos investimentos humanos. Os erros do inicio foram revistos, modificações implementadas, e as dificuldades existentes, praticamente deixaram de existir. Hoje inexistem analfabetos digitais, e cerca de 98% da população mundial tem acesso a dados que no inicio do século, poucos tinham.
A vida humana, acabou se atrelando mais a informática, porém, indo contra todas as expectativas, a vida em sociedade acabou sendo facilitada pela internet. Mesmo com a automação, os humanos continuam dominado, e a internet continua sendo apenas uma ferramenta que auxilia. A inteligência artificial criada, é controlada facilmente pelos criadores e todos os avanços tecnológicos são extremamente estudados antes de ser acessíveis a todos.
Nesses 38 anos que se passaram, muita coisa ocorreu. Logo após a crise do inicio do século,  mais ou menos a partir do inicio da década de 2020, houve grandes avanços científicos, motivados pelo grande investimento em educação da maioria das nações.
Doenças tidas como incuráveis tiveram seus antídotos produzidos, males que aflingiam a humanidade desde seus primórdios chegaram ao fim. Graças a esse avanço cientifico e tecnológico, a engenharia genética, tão falada no filme Jurassic Park, está começando a se tornar algo mais palpável, e ultimamente, os problemas de má formação e doenças hereditárias estão sendo estudadas mais a fundo. Já se tem noticias de que algumas experiências na área já deram resultados satisfatórios, e num futuro bem próximo, já teremos a extinção de praticamente todas as doenças humanas.
Empregos foram criados e desfeitos. A robótica teve seu desenvolvimento acelerado, e em menos de 20 anos, o que era exclusividade japonesa, tornou-se prioridade em todos os governos. E hoje, todos os serviços que oferecem riscos a vida humana são desenvolvidos por robos.
Tudo ficou automatizado, mais prático e mais dinâmico. As distancias ficaram cada vez menores, as nações cada vez mais próximas, e a humanidade começou a se integrar mais.
Os grandes conflitos ainda persistem, mas, a cada dia que passa, ficamos cada vez mais perto da paz mundial.
O petróleo deixou de ser a grande fonte de energia do planeta, e as fontes de energia alternativas tomaram grande força nos últimos 30 anos. Os ventos, a força das águas, o sol e principalmente a energia nuclear moveram o mundo até 2050.
A preocupação com o meio ambiente tornou-se maior a medida que alguns países tiveram grandes crises de abastecimento.
O aquecimento global não foi barrado, e hoje convivemos com muitas das dificuldades impostas por ele. Tivemos de nos adaptar aos problemas que enfrentamos, mas, graças a isso a raça humana tomou consciência de que precisa cuidar do local onde vive.
Sei que a evolução que tivemos nestes últimos anos, são extremamente complexas para se escrever em um texto tão pequeno, mas, tenho noção de que o avanço que estamos vendo será tão expressivo quanto.
Porém, uma coisa que temos que destacar, é que todo o desenvolvimento tecnológico promovido nos últimos anos trouxe muito mais comodidade e facilidade a vida em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário