terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ONU promove conferência extraordinária para discutir lixo tecnológico


Nesta terça-feira (21), ocorre em caráter de urgência novo encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para tratar da situação caótica do lixo tecnológico ao redor do mundo. Líderes dos 195 países se reunirão em Berlim para discutir alternativas que possam solucionar o problema, que já atinge dimensões catastróficas. 

Grandes potências como EUA, China e Brasil tem sido pressionadas pelas Nações Unidas, que apontam o descumprimento do Protocolo do Vale do Silício. Além de não conseguir reduzir o descarte de maquinários e resíduos tecnológicos no meio-ambiente, o controle e reciclagem não produziram efeitos consideráveis, ficando muito abaixo das taxas afixadas no acordo. “O desenvolvimento exponencial da tecnologia nas últimas décadas significou um salto na economia e na história do Brasil, mas devemos reconhecer que não estávamos preparados para escoar essa produção nas mesmas proporções”, declarou o Ministro da Cibernética e Robótica, Marco Bonito Jr.

Apesar de nem todos os países participantes da conferência serem grandes produtores de lixo tecnológico, 142 estão em situação de alerta pelo grande volume de resíduos que já invadem as zonas urbanas. No Brasil, o número de pessoas contaminadas por metais pesados vem crescendo 18% a cada semana nos últimos dois meses, totalizando aproximadamente 26,5 milhões de pessoas. Em março houve o princípio de tensões na América do Sul a partir das denúncias sobre o contrabando de resíduos tóxicos, que cruzavam as fronteiras de Argentina, Paraguai e Brasil para serem depositados de forma imprópria e ilegal nos países vizinhos – prática recorrente no mundo todo.

A conferência de Berlim será transmitida a partir das 16h (horário de Brasília), com um link de acesso digital para todos os dispositivos. Mais informações serão publicadas instantaneamente no canal da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário