Uma grande falha em sinais de servidores da web na manhã desta quinta-feira (17 de maio) teria provocado o maior bug da história da globalização. Engenheiros e técnicos da Google Brasil dizem que a falha estava prevista desde 2045, porém o que não se esperava era que a mesma atingisse um contexto mundial. Cinco anos depois dessa previsão, as precauções tomadas pelos operadores e funcionários dos servidores foram insuficientes.
A causa foi o grande número de pessoas e serviços conectados à internet no mesmo instante ultrapassando a capacidade dos serviços online. Como resultado, sinais de acesso em cinco metrópoles teriam se cruzado no céu por volta as 06h e, ao alterar informações fornecidas pelos usuários na grande rede, causou uma confusão em bilhões de pessoas, e em seguida o sistema web parou de funcionar nos quatro cantos do planeta.
“Eu tomei um susto quando abri o site da ONU e vi a foto da minha irmã. O que aconteceu com ela? - eu me perguntava, pensando que o sistema havia migrado sua foto para a lista dos desaparecidos; foi quando me dei conta que a foto que eu visualizava na tela era sua foto de profile do Facebook; e abaixo estavam suas informações tipo ‘Mariana Santos. Feminino. Solteira’ com textos exatamente iguais aos da página de relacionamentos. Cada site que eu abria, eu via informações trocadas, só então pude perceber que havia algo errado”. Diz Maiara Santos, secretária executiva do escritório da ONU no Brasil.
O diretor geral da Google se pronunciou ontem em Nova York: “Já imaginávamos que algo desse tamanho aconteceria. A expansão da comunicação e dos negócios faz com que seus problemas tenham conseqüências maiores e mais abrangentes. Trabalharemos na solução desta falha e esperamos retomar o ritmo mundial até amanhã de manhã”. Trabalhadores do mundo todo estavam assustados com a situação, e não tinham idéia de como trabalhar sem contar com o portal da grande rede. “Planejei para hoje tomar as providências mais urgentes por telefone, mas acabo de checar que o sinal também está limitado. Liguei pra minha mãe em Chicago, apenas consegui conversar com ela por um minuto e havia um ruído muito grande, e em seguida a ligação foi encerrada. Desde então estou tentando falar com a minha esposa, mas tudo que consegui foram 15 segundos de uma ligação entrecortada. Não sei como vamos fazer, pois um dia sem sistema pode colocar nosso rendimento de 10 anos pelo ralo. Estamos bem no meio de um caos no mundo, nada em lugar nenhum funcionou hoje; é como se estivéssemos de volta ao ano 2000 quando a internet ainda era uma ferramenta opcional para a nossa sobrevivência” disse o diretor do Banco do Brasil, que no momento da entrevista, estava em Curitiba. “Cuidado pra você não tropeçar numa ‘Revista Veja’ atirada pelo chão enquanto estiver fazendo a apuração da reportagem” brincou o secretário do Banco Central, que na ocasião estava junto. Técnicos não sabem dizer com precisão quando a falha será reparada. Até lá, recomenda-se que pessoas não se conectem a rede mundial de computadores; e que trabalhos online não sejam executados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário