quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lembranças




Lembro-me bem da maneira que meus pais se surpreendiam quando começaram a utilizar computadores como ferramenta de trabalho. No início dos anos 2000, recordo-me também, da primeira vez que pude “brincar” com um computador, pois naquela época não eram vistos em qualquer parte, como é agora. Internet, então, era coisa de outro mundo.
Na minha infância, estar conectado a internet era sinônimo de estar dentro de casa sentada em frente a um computador. Por incrível que pareça, somente na minha adolescência é que o acesso ao mundo virtual tornou-se possível por meio de dispositivos móveis. Isso causa bastante espanto pra geração atual, que já nasceu se comunicando a qualquer hora, lugar ou situação.
Presenciei a evolução tecnológica ao longo dos meus 56 anos de vida e é incrível ver hoje, que algumas tecnologias que surgiram como ficção científica fazem parte da minha realidade. Como exemplo disso, posso utilizar a geração atual, que está acostumada a se comunicar em alta definição através de hologramas. Isso há muitos anos, era uma realidade aparentemente muito distante.
A evolução tecnológica também pode ser observada nas fontes de energia existentes hoje. As nossas fontes renováveis que parecem tão óbvias atualmente, são frutos de anos de estudos e muitos investimentos na área.  A primeira usina de energia solar foi construída no Brasil, em 2011, são quase 40 anos para chegar na potência que temos hoje em nosso país.
São muitas as lembranças que tenho, muita coisa mudou em nossa sociedade através das evoluções tecnológicas, inclusive no que se trata da educação ambiental. Vivi em uma época em que muitos eram chamados de sonhadores pela invenção dos automóveis que utilizamos hoje, em que a medicina ainda era falha e a robótica ainda não prestava o auxilio que temos agora.
Enfim, coisas que ontem me pareciam vitais hoje se tornaram inúteis. Não há mais como imaginar a sociedade atual outdoors que não sejam digitais, chamando a atenção do cliente, ou até mesmo a comunicação em redes sociais através de textos e fotos.

Um comentário: