quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Um Futuro Artificial

Bom dia Amigos de 2011...por falar em dia, saudades de ver o sol! Em 2050, com tanta poluição causada por nós, a noite é eterna. Os esforços para acabar com a emissão de CO² não deram certo. Pra você ter uma idéia, hoje (2050) graças a extração do pré-sal, o Brasil é um dos maiores poluidores do mundo. Assinar protocolos e acordos para diminuir a poluição? Não fizemos isso. Assim como a ex-potência EUA não fez em Quioto, nós não fizemos no encontro mundial conta a poluição aqui mesmo no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Por falar em Rio de Janeiro, me vem à cabeça aquela musica bem antiga, “O Rio de Janeiro continua lindo...”, e sim senhoras e senhores, ele continua lindo. Artificialmente. Tudo agora, aqui no Rio e no Brasil inteiro (e no mundo também) é artificial. Florestas, parques, árvores, até mesmo o próprio mar, tudo artificial. Pra vocês terem uma idéia, hoje a cor verdadeira do oceano é um cinza bem escuro, quase um preto, tudo devido a poluição, não existe mais vida marítima. O que existem são espécies clonadas e guardadas em laboratórios - na sexta-feira santa aqui, se come peixe clonado – essa foi a forma para acabar com a falta de alimento, uma vez que, devido ao desmatamento desenfreado da natureza em busca do progresso, florestas não existem mais. Nós respiramos hoje um Oxigênio industrializado. As espécies de árvores também estão guardadas em laboratórios para assim conseguirem fazer a “fotossíntese artificial”, e nesse processo nada natural, elas sugam o CO² e liberam o Oxigênio. Esse ultimo todo canalizado, para todos os lugares da cidade, e você paga para usá-lo. Existe o I.O, Imposto do Oxigênio. Parece piada, mas é verdade. Devido ao excesso de poluição, para manter a vida na terra, foi necessário criar ambientes totalmente fechados e controlados. Água, ar, tudo artificial e controlado. Por isso, todos os ambientes que aqui se vê, são artificiais. Pão de açúcar, corcovado, tudo artificial. Mas algumas coisas em 2050 são bastante interessantes. Hoje você pode ser meio homem meio maquina. Sério! pessoas que perderam membros podem substituí-los por membros mecânicos ligados ao seu sistema nervoso. E se você quer uma braço mais forte, não precisa de academia, é só ir a um hospital, pagar e fazer o transplante de membros. Tira-se o braço humano e coloca-se o mecânico, ou Biônico.

Já falando em questão de violência. Ela não existe mais. Todos os militares da policia, exercito, marinha e aeronáutica, são dotados de um uniforme que os deixam super-biônicos. Parece coisa de desenho, mas é verdade. Eles alcançam velocidades inimagináveis, saltam alturas incalculáveis, e acertam sua cabeça com uma precisão infalível.

Vocês se lembram do facebook? Que a gente usava para falar com os amigos, postar fotos e vídeos, em fim, uma rede social que revolucionou a internet? Pois é, hoje o facebook domina todo o mercado. Banco facebook, Lojas facebook, farmácia facebook, tudo. O facebook se tornou um uma rede global de prestação de serviços. E não adianta aparecer concorrência. O facebook sempre compra, ou a leva a falência. Fato.

Na internet de 2050 você só consegue abrir duas páginas: facebook e Google. Todos os serviços e informações de busca e pesquisa pertencem ao Google (acabou Wikipédia, site de universidades, etc...), e compras e prestação de serviços, redes sociais de interação, tudo por conta do facebook.

Falando de Internet, ela hoje é acessível de qualquer ponto do planeta ou fora dele. E com uma velocidade que nem sei se é mais medida, Giga, Tera, Alfa, em fim, ela nunca cai, nunca trava e você não precisa esperar pra fazer nada. Clicou no vídeo do FaceTube, ele já abre e roda direto sem travar. Nada de celulares, notebooks, IPad’s, nada disso. Agora você tem um pequeno aparelho que á adaptado no seu pescoço, uma espécie de pingente, que é dotado de um dispositivo Holográfico que abre em sua frente uma tela onde se pode acessar qualquer coisa que você queira: TV, Internet, FaceBank, qualquer coisa.

Televisão. Não mudou muita coisa. Se você quer uma TV de qualidade tem que fazer a assinatura da FaceTV, porque a programação da TV aberta, Globo, Record, continua a mesma coisa ruim de sempre. Na FaceTV, é legal ver as crianças assistindo a um programa que mostra a natureza antigamente. Não existe mais cachorro, gato de estimação, você tem um robô com inteligência artificial que faz o que você quer, mas aquela interação de homem-animal não existe mais. Como tinha dito antes, os poucos que sobraram estão em cativeiro sendo clonados para salvar nossa sobrevivência. E as crianças perguntam como era ter um animal de estimação em casa, se era perigoso, essas coisas que crianças perguntam sobre coisas que nunca viram.

Falando em ver. É possível ir ao zoológico sabia? Animais-robôs simulam os verdadeiros animais que existiam décadas atrás. É uma forma de ensinar aos pequenos um pouco do velho habitat das gerações passadas.

Os esportes são praticados iguais nos videogames antigamente. Se você é um bom jogador, é contratado por um time ou uma equipe, tanto faz. Você entra em uma câmara, onde você simula os movimentos do esporte que você quer praticar. Mas ainda é possível, jogar aquela “peladinha” com os amigos no fim de semana. Basta ter dinheiro e você consegue alugar um campo de futebol, ou uma quadra de tênis, mas tem que ter uma grana legal.

Casamento em 2050 é uma coisa que praticamente está extinta. Infelizmente. Depois que a moda do “ficar” pegou no inicio do século XXI, agora ninguém mais quer compromisso. As pessoas se conhecem, “ficam” e depois vão para suas casas felizes e satisfeitas. Mas ainda existem aqueles que são tradicionais. Poucos são os que se apaixonam em 2050, mas quando se apaixonam, se casam como antigamente. E falando em casamento, hoje é dia de protesto aqui no Rio. Acontece mais tarde uma passeata a favor da aprovação do casamento entre homens e cyborgs. A inteligência artificial também ama. Esse é o slogan do cyborgs. Provavelmente a lei será aprovada, mas as manifestações continuam para fortalecer a classe dos Cyber-sexuais. Mais uma definição preconceituosa da sociedade brasileira que mesmo em 2050 ainda continua assim.

Poderia ficar aqui semanas escrevendo o que se passa em 2050, mas tenho que pegar um vôo para a lua e fazer a cobertura do 3º Rock in the Moon. Festival de Rock que reuni as principais bandas do planeta para fazerem apresentações na lua. Segundo informações, em 5 anos eles querem levar o evento para marte, mas é só uma especulação do idealizador. Alguns chamam ele de louco. Dizem que um evento em marte é inviável e custaria muito caro, mas, ninguém acreditava em Galileu não é verdade?

Por aqui eu fico. Se existe vida inteligente fora da terra? Essa pergunta, creio eu, não precisa ser respondida.

Victor Rocha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário