sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Haverá “MUNDO” em 2050?

É complicado para qualquer ser humano pensar em futuro, ainda mais quando o assunto é futuro do planeta, das tecnologias e de nossas vidas.

O meio em que vivemos vem passando por várias transformações desde que o mundo é mundo. Fica mais complicado esse assunto para pessoas cuja sua qualificação está direcionada a área da comunicação em seus vários ramos, pois qualquer um desses tópicos está relacionado diretamente ou não com a comunicação. Mas o assunto em foco são as transformações e o futuro.

Tudo começou com o vento, o tempo, a luz, as cores... Ah! O macaco, com pedras, com fogo, com desenhos e sons. Lembrando-nos sempre que nada se cria, tudo se transforma, então, todo o tipo de comunicação e tecnologias já foram vistas, com o decorrer dos séculos isto só vem se aprimorando, fazendo com que nós, humanos fiquemos cada vez mais afunilados as novas tecnologias.

Pensemos, não podemos desdenhar das tecnologias que hoje nos levam ao mundo inteiro através de um simples click, mas também temos que nos deter para que isso não nos transforme em um “Homem - Maquina”, que deixa de ter suas várias comunicações para viver preso ao mundo virtual.

Pode ser que meu pensamento esteja ultrapassado, mas penso que a vida era muito melhor há 40 ou até 70 anos atrás, pois tínhamos um tipo de tecnologia que não afetava o nosso convívio social, não dependíamos tanto das tecnologias, não vivíamos para isso, ou melhor, para saber que a cada segundo se descobre uma coisa nova.

Mas enfim, o nosso pensamento, ou seja, o pensamento da nossa juventude está interligado com as tecnologias,a gente vive, querendo ou não para isso, e a gente sabe bem que isso nos facilita muito a vida, pois não temos tempo para nada, quem é que sai com amigos para assistir um filme ou até para tomar um chimarrão? Hoje não existe mais isso, a gente corre porque se não nós adolescentes entre seus 17 e vinte poucos anos vamos sim ser deixados para trás, por nossos irmãos, sobrinhos, primos... Então a gente na realidade não quer saber como será, e sim até aonde podemos chegar, isso pode parecer frieza da nossa parte mas o mundo nos deixou assim, isto, essa obsessão pelo futuro, pelo sempre querer estar a frente de tudo, e hoje em dia não podemos ver se isso nos fará bem ou mal, um dia, pode ser que seja em 2050 poderemos olhar para o nosso passado e ver o quanto erramos ou acertamos.

Paola Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário