quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

OMS divulga resultados de pesquisa referente à fabricação de água

Nessa terça-feira, 30 de julho, a Organização Mundial da Saúde- OMS- divulgou os resultados da experiência referente à produção de água artificial. Em parceria com universidades e centros de pesquisas, a OMS vinha realizando experimentos há 10 anos, testando a tão sonhada fabricação de água artificial.

De acordo com o relatório oficial publicado no site da instituição, é possível transformar a água salgada em água potável. Isso é viável, graças a um aparelho de filtragem, mais a adição de fluídos desenvolvidos para reduzir o teor de sal a um patamar mínimo. Porém, os pesquisadores não estão satisfeitos, pois ainda é necessário um grande volume de água salgada para produzir uma pequena quantidade de água potável. Conforme, o presidente da OMS, Paulo da Silva, é preciso mil litros de água salgada para se obter cinco litros de água própria para o consumo.

O projeto conta com o apoio de 500 empresas de todos os continentes e já soma 5 bilhões o valor investido no experimento. Sendo grande parte dessas empresas asiáticas, já que metade do continente enfrenta escassez de água e sucessivos confrontos pela pose da pouca água potável que ainda resta em alguns países.

No Brasil, todo ano, morrem cerca de 10 mil pessoas por desidratação, principalmente no nordeste do país. Silva garante que, mesmo que grande parte da verba que sustenta o projeto seja patrocinada por empresas privadas, a produção de água artificial vai ser gerenciada pelos governos, sendo proibido o monopólio da água por empresas com fins lucrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário