quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Blackout deixa Brasil em pane por 6 horas

23 de dezembro de 2050 ficará marcado na história do país, como o dia em que o homen viu o país parar por 6 horas.

Há poucos dias do fim do ano, o Brasil passou a poucas horas por um dos blackouts mais demorados de nossa história. O apagão, de causas ainda desconhecidas, iniciou as duas horas da tarde, pegando de surpresa muitos trabalhadores que chegavam em suas empresas e muitos que pegavam a estrada para os festejos de natal. O prejuízo com o maior apagão de nossa história, já é calculdado em dois milhões, segundo as autoridades.

“Todas as máquinas pararam de repente e não sabíamos o que fazer, para onde correr.” Esse e relato, feito pela maioria das pessoas que encontramos na reportagem, relata o apavoramento de muitos, que viram seus robôs pararem com vassouras nas mãos, alguns motoristas parados e assustados ao lado de seus carros sem abastecimento elétrico, além de empresários, que viam o seu dia de negócios cair por terra. O corpo de bombeiros registrou mais de dez mil ligações só em Belo Horizonte, onde pessoas ficaram trancadas em suas casas, devido a falta de energia que daria o comando por controle remoto para abrirem suas portas.
O corpo de bombeiros ainda se dividiu entre as ocorrências de pessoas que ficaram presas em elevadores, paradas em escadas rolante e trancadas em suas salas, também comandadas por controle remoto. Nas ruas, o caos se estabeleceu, com os semáforos sem funcionar, mais de 100 acidentes foram registrados, porém sem gravidade. Os trens abarrotados de pessoas pararam no meio do caminho e outras tantas esperavam nas plataformas, sem saberem o que fazer; o resgate dos passageiros dos trens parados nos trilhos, começou antes mesmo do retorno da energia.
Como a falta de luz durou aproximadamente seis horas, ainda não existem informações precisas sobre o número de acidentes nas estradas, que já registravam antes do blackout forte movimento de saída de veículos. O número de vôos cancelados passa de cem; já os aviões que sobrevoavam no momento da queda de energia, precisaram pousar no aeroporto mais próximo. As primeiras informações da Infraero são de que nenhum passageiro ficou ferido, devido ao pouso forçado dos aviões, somente algumas pessoas passaram mal , devido ao nervosismo.
Alguns especialistas afirmaram que uma das causas para o blackout pode ter sido o ressecamento dos rios, devido a estiagem dos últimos meses, aliada a alta demanda e baixa oferta de energia elétrica. Consultado pela nossa reportagem, o ministro de minas e energia não quis se pronunciar sobre o incidente, entretanto, a presidente da rrepública afirmou que investigações rigorosas serão feitas e que ninguém sairá sem punição. A presidente afirmou também, que serão investidos mais de 100 milhões na construção de mais usinas hidrelétricass para evitar apagões como o ocorrido hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário