O lançamento do novo modelo do jornal de São Borja é marcado pela nova equipe de jornalistas, com cinco robôs que fazem simultaneamente, a apuração, gravação e edição do jornal.
Os novos modelos, diferente dos anteriores tem a fisionomia de um humano, o que facilita a abordagem e a interação com os entrevistados. As câmeras são de ultima geração implantadas nos olhos dos robôs, elas possibilitam que as imagens sejam geradas em 3D. Outra vantagem é o custo, as baterias são de longa duração e recarregadas automaticamente em quanto o robô está em movimento, como uma espécie de gerador. Além disso, a manutenção é feita por ele mesmo.
O editor chefe do jornal Miguel Backs, diz que a nova equipe vem para tornar a produção do telejornal ainda mais rápida, eles foram criados para substituir a geração anterior de robôs, que precisava ser acompanhada por uma equipe auxiliar de humanos. Agora os jornalistas não precisam mais sair para as ruas para preparar as matérias, eles ficam na redação e quando material é enviado é posto no formato ideal do telejornal e gerado.
Vale lembrar que os robôs não foram criados para substituir os jornalistas, mas sim para serem usados quando a apuração exija uma deslocação rápida ou quando a vida dos jornalistas possa estar em risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário