sábado, 4 de dezembro de 2010

Indústria gaúcha faz teste com robôs

Na tarde de sexta-feira, 12 de janeiro, a indústria de beneficiamento de arroz J.S. Ltda. fez testes com dois robôs em seu engenho, localizado em Mampituba, município da região leste do Rio Grande do Sul.

Os robôs, criados pela empresa americana Tecnology em 20 de dezembro de 2049, participaram de atividades no parque industrial do engenho, como o gerenciamento e controle dos grãos em seu processo de secagem até o momento de serem embalados. Foi constatado que o trabalho das duas máquinas seria capaz de substituir 150 funcionários da indústria.

O responsável pela empresa, João Saldanha, aponta que o trabalho das máquinas é impressionante, pois conseguem controlar toda a tecnologia de abastecimento de grãos, com segurança e preocupação com o meio ambiente. Ele destaca ainda que o investimento será elevado: “Vamos gastar um milhão de reais, mas nada se compara ao maior padrão de qualidade e lucros que teremos”.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Engenho (STE), Carlos Taborda, o teste foi considerado como sinônimo de perigo para todos os funcionários, uma vez que correm o risco de perder seus empregos: “Sabemos que a tecnologia avança, quanta coisa já mudou, temos carros, bicicletas e até mesmo xícaras elétricas. Mas, trabalho aqui há 40 anos, desde 2010, e nunca imaginei que pudesse ser substituído por um robô, acreditava que isso fosse apenas coisa de filme, nada de realidade”, ressalta.

No próximo mês, a Tecnology fará novas apresentações de seus robôs à presidência da J.S. Ltda. O STE mobilizou os moradores de Mampituba e anunciou que protestos serão feitos contra a instalação das máquinas na empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário